sexta-feira, 19 de março de 2010

Shiatsu – auto conhecimento, relaxamento e prazer!



Para se saber qual o significado mais exato da palavra, podemos ter uma idéia da união das palavras dedo (Shi) e pressão (Atsu), que poderia ser traduzido, pressão com os dedos, massagens com os dedos.
Ao perceber um ying yang, já se deve ter uma idéia que seja a respeito da China, sim, está certo. A Shiatsu é da Escola de Medicina Tradicional Chinesa, o que muitos tendem a entender erroneamente como uma acupressão.
O trabalho desenvolvido nas técnicas compete a harmonização dos meridianos, ou fluxos de energia do corpo, utilizando dedo juntamente com pressão. Tudo serve para que o equilíbrio seja freqüente, desbloquear energia estagnada, absorver maior quantidade e qualidade de energia.
Há forças auxiliares, como na China a filosofia é muito forte, e crê-se muito na harmonia, a natureza está dentro destas filosofias como algo alem do que nós ocidentais enxergamos, sendo assim o deslizamento e alongamento é auxiliado, ou não, por óleos vegetais e óleos essenciais.
Seus benefícios são inúmeros, além de ser um excelente meio de cuidar da saúde combatendo nossos principais vilões da correria cotidiana, tais como, nervosismo, dores na coluna, enxaqueca, tensão pré-menstrual, insônia, entre outros.
Meridianos, o que são?
Os meridianos são pontos ou fluxos de energia vital (ki) no corpo. Na acupuntura os mais conhecidos são os doze meridianos. Estuda-se eles, como o homem medieval europeu através dos astros na medicina, os chineses desenvolveram se baseando nos cinco elementos (Fogo, Terra, Metal, Água e Madeira) estes, possuem cada um par de meridianos ying yang, exceto para o fogo, que possui dois pares. Cada meridiano associa-se a um órgão ou função psicifisica particular.
Os doze meridianos pares básicos são:
• Pulmões
• Mestre do Coração/Pericárdio/Circulação-Sexo
• Coração
• Intestino Delgado
• Triplo-Aquecedor
• Intestino Grosso e fino
• Baço-Pâncreas
• Fígado
• Rins
• Bexiga
• Vesícula Biliar
• Estômago
As duas artérias (meridianos impares) são:
o Vaso-Concepção, na parte anterior do corpo
• e o Vaso-Governador, na parte posterior do corpo.
Um pensamento oriental sobre saúde para reflexão de princípios. “Saúde não é apenas a ausência de doença, mas o total bem-estar físico, mental e emocional, os orientais definem saúde como: união harmoniosa entre corpo, mente e espírito”.
Apesar de Shiatsu ser uma palavra de origem japonesa, as técnicas foram desenvolvidas na China, pode ou não ser datado o inicio da utilização de suas técnicas há mais de 5000 anos.
Não sendo uma massagem tão simples quanto parece, podemos relaxar e praticar, mas sempre recomendado um conhecimento de anatomia e principalmente o percurso exato dos meridianos.
Cuidar do ser é algo além, para sábios, enquanto a palavra vale prata o silêncio vale ouro. Segue alguns provérbios chineses para melhor refletirmos sobre saúde, paz, paciência, amor e harmonia.
Longa viagem começa por um passo.
Os nossos desejos são como crianças pequenas: quanto mais lhes cedemos, mais exigentes se tornam.
Se você quer manter limpa a sua cidade, comece varrendo diante de sua casa.
Difícil é ganhar um amigo em uma hora; fácil é ofendê-lo em um minuto.
A gente todos os dias arruma os cabelos: por que não o coração?




願上帝啟示! 健康與和平永遠!再見 (Que Deus os ilumine! Saúde e paz sempre! Adeus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário