sábado, 19 de junho de 2010

Mutilações políticas


A nossa política parte agredindo as camadas que deveriam fazer a diferença nas sociedades, nossos acadêmicos rio-grandenses parece estar cada vez mais distantes das lutas e movimentos estudantis, isola-se um DCE dentro de uma universidade, com integrantes juntando dinheiro para bancar candidatura e apoio a políticos da velha escola, até quando se manterá este sistema corrupto de se fazer política a interesses próprios?
Nossos assuntos diários são diversos, desde futebol, telenovelas e programação geral da TV. Enquanto a nossa política se baseia no pão e circo que a muito tempo já é utilizada, nos esbarramos nas burocracias e corrupções em geral, que parecem estar cada vez mais próximos de nossas casas.
Da região metropolitana, passando pela região central indo à região noroeste pode ser citados exemplos de maus estudantes, que ambiciosos por um enriquecimento e “favores”, vendem-se, se fantasiando de alunos, fazendo campanhas, com dinheiro que no mínimo podemos chamar de suspeita procedência, fraudam, vencem e vão dominando os órgãos que deveriam representar os estudantes e lutar por um estado e país mais justo.
A inteligência que começou a usar estes meios para matar as revoluções, antes mesmo destas nascerem, um aborto por assim dizer, só não ultrapassa a burrice da não renovação destes meios. A alienação é geral, livro ou novela? A consciência política esta minada, pense e seja tido como louco, a regra é especifica, geral e de amplo acesso, todos possuímos as especificações para sermos engajados nisto, basta pensar.
Nossa UNE é chamada de pelego do governo, este que investe dinheiro nunca imaginado nela, nasce a ANEL, esta parece estar marcada como gado por políticos militantes, do que adianta fazer meio certo, se quando a oposição sendo coloca na posição, assumira não só o nome, mas a forma de agir da antiga, mas da nova oposição. Estão lançadas as idéias, há estudantes em muitas universidades e escolas com vontade de mudar, de reformar a velha política, sem Sarney’s, Maluf’s e frutos do mar.
Nesta semana minha experiência foi na UNIFRA, na cidade de Santa Maria, de uma forma preconceituosa, conheci duas chapas concorrentes para o DCE desta instituição, a chapa 01, silenciosa, mas com idéias fortes, e uma chapa 02, com nome intitulado de oposição, com idéias mal formadas e ótimo “paitrocinios”, segundo denuncias, pareciam estar sendo favorecidas por diversos fatores, esperamos o melhor para os estudantes do mundo, e neste centro universitário, há grandes chances de se fazer diferente, a hora é esta, não deixar ser dominada no seu meio principal de luta, estudantes da UNIFRA, não podem deixar acontecer o que aconteceu com diversas outras instituições de ensino, FAPA, PUC, ULBRA, URI, etc.
As eleições desta é dia 21 de junho, independente da chapa que se intitular como representante dos estudantes, deve-se fazer marcação forte para que a transparência e coerência sejam sempre foco, direitos e deveres cumpridos.
Vivas aos movimentos estudantis e a seus representantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário