segunda-feira, 20 de abril de 2009

Que droga, as vezes acho que sou chato mesmo, pois continuo lendo e lutando contra a alienação que a tv causa no cidadão, procuro sempre obter maiores conhecimentos em determinada area, pois não consigo entender quem comanda verdadeiramente o espetaculo, sera a mídia quem desenha nossa sociedade, ou um grupo de pessoas que comanda o espetaculo, sendo que eles não possuam nenhuma especie de vinculo diretamente ligado as emissoras não só televisivas, mas sim radiofônicas tambem.
Imaginamos uma subcultura que vivemos, como ela se construiu? E ao ler esta frase de Hamburger: O funcionamento do imaginário dispensa a necessidade do pensamento. Ele não proíbe o pensamento, não reprime o pensamento, mas esse modo de funcionar próprio das imagens e da nossa exposição a elas produz um modo de funcionamento psíquico no sujeito que prescinde o pensamento. Brevemente, diria que isso ocorre porque o imaginário funciona segundo a lógica da realização dos desejos. Cada imagem apresentada é como se fosse um microfragmento de gozo que o espectador consegue obter. Então, a cada fragmento de gozo, o pensamento cessa”. (HAMBURGER,2000,p.135-136), pude entender melhor o que esta massa televisiva consegue fazer nas massas sociais brasileiras.
Concluo novamente generalizando o meu pensamento que todas as pessoas de classe média e baixa, o que significa a maioria do país vive em contatos plenos com estes meios, basta observarmos nas ruas as conversas que se perdem aos ventos, todas em sua maioria estão ligadas a um evento que ocorre, ou ocorreu na tv, em um curso na PUCRS, um professor cujo nome me fugiu no momento, mas passarei o nome dele assim que pegar o certificado e me certificar do nome correto dele, ele diz o seguinte: que estamos em uma sociedaede muito carente, vivemos em um mundo virtual, e tambem possuimos apenas ouvidos, e não desabafamos, nos ligamos em algum meio midiatico pela ausencia real de pessoas, sendo por isto que vemos nas ruas pessoas cantando junto com seus aparelhos radiofonicos, discutindo com a tv, enfim observamos a carencia de ligação das pessoas de uma com a outra. Isto é bom ou ruim? Cabe a cada um de nós responder. E fica esta frase de Hamburger para refletirmos no que a tv interage realmente, se ela nos proporciona ensinamentos ou alienação profunda?
“É próprio da comunicação contribuir para a modificação dos significados que as pessoas atribuem às coisas. E, através da modificação de significados, a comunicação colabora na transformação das crenças, dos valores e dos comportamentos”. (BORDENAVE,1989,p.92) Ao ler esta grande frase de Bordenave o que vemos nela? Claro que a verdade não é absoluta, e existe uma verdade que consigo provar a qualquer ser humano, a qual não caberei a falar aqui, mas como vemos hoje nos jovens principalmente é a revolução de estilos, julgamos de acordo com nossos aprendizados o certo e errado, mas sem julgar no momento, como saberemos que o mundo muda? Como ele muda, quem tendencia esta mudança no hoje? A sociedade esta mais justa ou anarquizada? Como lutar e vencer barreiras que fingem passar cultura ao ver de muitos como ilusórios e alienadores de mentes, fico pensando e realmente sinto a necessidade de ajuda e de construir quem sabe em um futuro um meio para mostrar a este mundo como nós jovens estamos dispostos a obter e transmitir o verdadeiro conhecimento as demais.
Pergunto a quem quiser responder, como poderiamos fazer isto?

3 comentários:

  1. É Eduardo, para cada pergunta que você coloca aqui parece q as respostas se direcionam a uma só, ao menos para mim, a uma ´quase` resposta fundamental, ou primeira como preferir. São muitos os questionamentos sobre aquilo que somos ou pensamos ser. Sim, somos jovens, mas até quando agüentaremos trazer essas questões pro nosso mundo antes de nos estagnarmos com o que realmente nos cerca. Sabe você tão bem o quanto nos deprime não sermos ouvidos quando um mundo tão louco quer nos moldar, e não só isso, mas ver e sentir a alienação em cada esquina que cruzamos, em sorrisos que recebemos, em olhares que às vezes são amigos, mas que são moldados em chapas que já não nos transforma mais. Você pergunta, e realmente não sei responder, nem sei mais se tenho o conhecimento como meu aliado, e se algum dia o foi. Mas respondo a sua ultima pergunta: n sei o que fazer.

    ResponderExcluir
  2. ah, isso lembra oque Thoerau diz: A maioria dos homens vive uma existência de tranquilo desespero.

    ResponderExcluir
  3. O conhecimento como nosso aliado, se um dia obtivermos tal aliado, ele sera tido como maldição, pois creio realmente que quem fala a verdade será tratado como louco, maluco, escroto e irracional. Thoerau deveria ser melhor aproveitado com certeza, pelo menos tenho curtido ler o cara...
    A tristeza em conviver com pessoas alienadas e moldadas é repugnante, e imcomprensivel, elas não nos entendem por querer mudar as coisas, não entendem como pode alguem creditar seus pensamentos em tentar mostrar o outro lado da moeda... lamento como vc meu amigo Lucas.

    ResponderExcluir